sábado, 19 de março de 2011

Por Nárnia e por Aslam!

    A Kim falou sobre Regina Spektor e isso me inspirou a falar sobre um dos meus filmes preferidos já que ela canta uma das "músicas temas" do filme. Sim, este post é sobre As Crônicas de Nárnia! *-* Eu sei que o blog é voltado pra adolescentes e também sei que muitos acham que Nárnia é mais um dos filmes bobos para crianças, da Disney. Mas para criticar é preciso conhecer e por experiência própria eu posso dizer: As Crônicas de Nárnia é um filme realmente bom. 


   Você deve estar se perguntando: o que esse filme tem de contexto bíblico? Isso é justamente o que eu vou explicar. (:
    Os filmes são adaptações da série de livros infanto-juvenis escrita por C. S. Lewis e contam a história de crianças que são 'magicamente transportadas' para o Reino de Nárnia. No primeiro filme [segundo livro] conhecemos a história dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia que vão para a casa de um professor que mora no campo, para fugir do bombardeio em Londres no período da Segunda Guerra Mundial. Enfim, como mostra o trailer, eles descobrem o mundo de Nárnia [através do guarda-roupa da sala vazia] onde existem uma profecia de que quatro irmãos humanos chegariam à Nárnia para salvar todas as criaturas que lá vivem das mãos da terrível Feiticeira Branca, vilã que tomou o poder e faz com que seja sempre inverno no reino inteiro. O criador de Nárnia é o leão Aslam que ajuda os irmãos a vencerem a Feiticeira, entregando-se para morrer e salvar Edmundo, o irmão traidor. Resumindo, eles conseguem vencer a vilã, fazer com que o inverno finalmente acabe, se tornam reis e rainhas de Nárnia, encontram o guarda-roupa novamente e voltam para o mundo em que vivemos. E isso é o filme.
    Em uma carta escrita em 1961 a Anne Jenkins, C. S. Lewis diz o seguinte:
Toda a história de Nárnia é sobre Cristo. Isto quer dizer que eu perguntei a mim mesmo “Suponha que havia realmente um mundo como Nárnia e suponha que (como no nosso mundo) algo havia dado errado e suponha que Cristo quis ir a este outro mundo e salvá-lo (como Ele fez no nosso), o que poderia ter acontecido?” As histórias são as minhas respostas. Como Nárnia é um mundo de animais falantes, eu pensei que Ele poderia se tornar um Animal Falante lá, assim como Ele se tornou um homem aqui. Eu O descrevi como um leão lá porque (a) o leão é considerado como o rei dos animais; (b) Cristo é chamado de “O Leão de Judá” na Bíblia; [Nota: em Apocalipse 5:5] (c) Eu estava tendo sonhos estranhos sobre leões quando eu comecei a escrever o trabalho.
    Eu nem preciso dizer mais nada, ele já explicou perfeitamente todo o contexto bíblico contido nos livros e conseqüentemente nos filmes. E esse é um dos motivos para eu amar os livros, achar C. S. Lewis um dos maiores escritores da literatura infantil e  fazer dos filmes [com excessão do último que vamos fingir que não existiu] uma das minhas adaptações preferidas de livros para o cinema. 
   E só pra terminar, o trailer do segundo filme As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian *-*


    


PS: Para quem quiser ou já leu os livros e não conseguiu relacionar, tá aí a explicação de todos os sete livros:
 O Sobrinho do Mago, fala sobre a criação de Nárnia e como o Mal entrou neste mundo; O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa sobre a Crucificação e Ressurreição; Príncipe Caspian sobre a volta da verdadeira religião após um período de corrupção; O Cavalo e seu Menino sobre o chamado e conversão de um não-cristão; A Viagem do Peregrino da Alvorada sobre a vida espiritual (especialmente considerando o personagem Ripchip); A Cadeira de Prata sobre a contínua luta contra as forças das trevas; e finalmente A Última Batalha sobre a chegada do Anticristo (o personagem Macaco) e o fim do mundo após o Julgamento Final.
                                                                                                                         
PS2: A carta se encontra na coletânea The Collected Letters of C.S. Lewis, publicada em 2007.  

Dica: Escutem a música da Regina Spektor que é tema do filme! É só clicar no link: The Call - Regina Spektor.

Beijinhos, fiquem com Deus. Vanessinha ^^

2 comentários:

  1. Oi meninas (:
    Eu tambem gosto muito do filme viajo junto com os personagens, sempre observei essa semelhança da historia do filme com a questao biblica,no final do 3 da pra perceber bastante nas falas, alias em todos ne, mas nao tive muita certeza, nao na questao da semelhança, mais no que realmente eles querem passar com isso,mesmo que seja certo temos que tomar cuidado com as associaçoes podem nao ser o que pensamos; sem julgar sua postagem vanessinha,alias que ficou muito boa e bem explicada, eu falo em geral.
    Entao é isso, a musica da Regina Spektor é bem legal axo que nunca reparei no filme o.O , kkk
    bj e ate mais :*
    contiuem , otimas postagens !

    ResponderExcluir
  2. Oii Gabii *-*
    Vaaleu pelo comentário e eu concordo com você, temos que ter MUITO cuidado ao fazer comparações/associações para não cairmos no erro de achar que tudo é 'de Deus' e que tudo pode tentando, assim, justificar algumas de nossas escolhas e atitudes ^^

    Beijinhos, coisa chata :* Vanessinha.

    ResponderExcluir